Controlando sua casa por voz!

Apertar botão é coisa do século passado, na verdade, do milênio passado. Não tem nada mais chato do que parar o que você está fazendo para, levantar, andar até o interruptor e só então ligar a sua luz ou aparelho que você precisa.

Como ainda não é possível termos o Jarvis do Tony Stark na nossa casa, temos que utilizar tecnologias acessíveis para nós, meros mortais.

Tony Stark & Jarvis

Com esse objetivo (e limitação orçamentária) entram em cena as Smart Speakers (caixas de som com assistentes virtuais) . Temos algumas opções no mercado:

Google Home

Embora o Amazon Echo tenha mais que o dobro de usuários nos EUA, não fazia muito sentido para o cenário brasileiro – já que não temos uma presença significativa da Amazon por aqui (pelo menos por enquanto). A opção da Apple nem passou pela minha cabeça. Mesmo eu sendo um usuário de quase todos os produtos da maçã, basta fazer uma pergunta para a Siri no seu celular que você rapidamente percebe que eles tem um longo caminha a percorrer. Com isso, a solução mais lógica para mim era o Google Home.

Inicialmente comprei o Google Home (foto acima) para fazer alguns testes. Fiquei surpreso como a configuração inicial é simples. Outra grande surpresa foi a qualidade do som – embora pequena, possui um ótimo grave, algo difícil de encontrar em caixas desse tamanho. Mais um ponto a favor foi a captação dos comandos por voz – a sensibilidade do microfone é bem satisfatória. Na maioria das vezes basta falar normalmente o comando “OK Google” ou “Hey Google” para que a caixinha te escute e passe a receber os comandos – mesmo com música tocando.

A configuração do Google Home deve ser feita através do aplicativo (adivinhem o nome…) Google Home para celular. Depois de conectar a caixinha a sua rede wi-fi, devemos fornecer algumas informações para que o assistente possa te ajudar. Com informações como endereço da sua casa e do trabalho permitem que o GH possa te informar o tempo que você vai gastar no trânsito. Com seu endereço também conseguimos informações do clima – assim, ao acordar ou quando estiver saindo de casa você pode ficar sabendo se irá chover durante o dia. Utilizando sua conta do Gmail (e seu calendário consequentemente) o GH pode te informar seus compromissos durante o dia. Na verdade ele ainda pode criar um novo compromisso apenas com seu comando de voz.

Em breve farei um artigo explicando detalhadamente como instalar seu Google Home, configurando suas informações pessoais, principais comandos que podemos usar (e alguns engraçadinhos) e também como configurar sua tomada/interruptor para acionarmos via voz.

Deixe nos comentários suas dúvidas que tentarei responder.

Um grande abraço.

Luiz Lobão

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*