Casa Inteligente – Como comecei

Não consigo lembrar exatamente quando comecei a me interessar pelo assunto – deve ter sido por volta do inicio de 2018. Navegando na internet me deparei com algumas “tomadas inteligente” e resolvi comprar, mesmo não sabendo exatamente como funcionava.

Tomada Inteligente

Fiz o pedido de 3 unidade da tomada no site Wish e esperei. Meses esperando até que finalmente chegaram. Agora eu precisava decidir qual aparelho eu iria deixar “inteligente”. Não foi difícil. Cafeteira. 

Depois de baixar o aplicativo para o telefone e configurar a tomada com as informações do meu wi-fi, já estava pronto para usar. A utilização era bem simples – bastava apertar um botão no aplicativo do celular que a tomada era acionada (ativava um relé) e consequentemente a cafeteira passava a funcionar. A única coisa que eu precisava fazer era, na noite anterior, deixar a mesma pronta, com água e café. Cada manhã, antes mesmo de sair da cama, pegava o celular e ligava a cafeteira – vamos lá, nada melhor do que chegar na cozinha de manhã cedo com aquele cheirinho de café fresco.

Bem, obviamente não podia parar por aí. Resolvi então testar os interruptores “smart“. Optei pelo modelo da Sonoff com 3 botões. A operação é bastante similar ao da tomada. Depois de configurar no aplicativo, passamos a ter 3 botões no app – podendo assim, controlar 3 luzes pelo aplicativo. Fiz a instalação no meu quarto, onde jé tínhamos 3 luzes (teto, leds no gesso e também as luzes laterais da cama) sem grandes dificuldades.

Sonoff T1 com 3 botões

Depois de algum tempo controlando as luzes de forma não inteligente, resolvi estudar melhor o aplicativo (EWeLink). Descobri que existe a opção de agendar a hora que seus dispositivos ligam e/ou desligam. Agora sim podemos deixar a casa um pouco mais SMART. Passei a ligar a fita de LED todas as manhãs (seg-sex) no mesmo horário do meu despertador. Aproveitei também para desligar as luzes em 2 horários, as 9h da manhã – dessa forma, se eu saísse de casa e esquecesse as luzes ligadas, as mesmas seriam desligadas automaticamente – e também as 23h (para dormir).

Mais pra frente vou entrar no detalhe o processo de instalação e configuração dos aparelhos.

Se você tiver interesse em comprar os aparelhos que comentei aqui, peço que usem o link a seguir para a Banggood. Usando esse link, você receberá um desconto de até US$10.

Deixe nos comentários suas dúvidas que tentarei responder.

Um grande abraço.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*